top of page

Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

    O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), como um curso do Sebrae destinado a fomentar a cultura empreendedora, procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). Esta visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação, propostos pela Unesco, quais sejam:

​

aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividade humanas; finalmente, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes (DELORS, 1999).

​

       Nesse sentido, a Educação Empreendedora incentiva que os sujeito busque o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Dessa forma, a educação deve atuar como transformadora deste sujeito e incentiva-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

    Assim, o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o desenvolvimento do aluno no próprio ato de fazer, pensar e aprender, características fundamentais dos comportamentos empreendedores. Da mesma forma, o aluno e o grupo no qual está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e apreciadas. O ambiente da aprendizagem também deve propiciar que o aluno, através de atividades lúdicas, assuma riscos calculados, tome decisões e perceba, ao seu redor, oportunidades e novações, mesmo em situações desafiadoras.

    Todas as atividades do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos têm propósito pedagógico e são alicerçadas na premissa da educação empreendedora que busca promover a prática, o aprender fazendo como estratégia educacional que possibilite estimular atitudes empreendedoras nos alunos.

       Com a realização de atividades lúdicas, o curso possibilita aos alunos momentos de conhecimento, criação e sensibilização à cultura empreendedora, aprendendo de forma prática e contextualizada.

       Os alunos são estimulados a pensar coletivamente, a avaliar oportunidades, valorizar a cultura local, a interagir e integrar-se com as pessoas e tomar decisões pensando em objetivos comuns.

    Dessa forma, toda e qualquer atividade desenvolvida no curso deve estar integrada às demais atividades escolares e educacionais, para que se ressalte e fique claro o papel do curso como instrumento pedagógico para o fomento de uma cultura empreendedora voltada a objetivos comuns.

     A intenção é despertar nos alunos o espírito empreendedor que deverá ser desenvolvido ao longo de sua existência, pois ensinar a empreender é algo que pouco se vê no dia a dia. E o desenvolvimento deste espírito empreendedor tem como objetivo que o aluno aprenda a empreender a própria vida.

​

       A metodologia está estruturada em temas, um para cada ano do Ensino Fundamental:

 

1º ano - O Mundo das Ervas Aromáticas;

​

2º ano - Temperos Naturais;

​

3º ano - Oficina de Brinquedos Ecológicos;

​

4º ano - Locadora de produtos;

​

5º ano - Sabores e Cores;

​

6º ano - Eco Papelaria;

​

7º ano - Artesanato Sustentável;

​

8º ano - Empreendedorismo Social;

​

jepp-2018.jpg

Conheça o Blog da professora Ivete Pappen, que tem desenvolvido um trabalho voltado à Educação Especial.

Escola, professores e alunos da Escola Profª Taciana Balth Jordão participam do VII Concurso de Blogs que irá premiar os três melhores lugares de cada categoria. O Concurso é realizado pela Secretaria de Educação através do Núcleo Tecnológico Municpal - NTM.

bottom of page