Coluna dos Alunos
Este espaço foi criado como um espaço democrático para postagem de produções textuais desenvolvidas pelos alunos da Escola, trabalhos produzidos e selecionados com a orientação de algum professor da Instituição.
Trabalho Infantil
por Nicoly Andrade, Patrícia Gonçalves, Bárbara Sartori
Você sabia que não são só os adultos que trabalham? No Brasil há cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes que trabalham. Trabalhos difíceis e duros. Você sabe por que crianças não podem trabalhar? Por motivos simples, a criança tem um período de desenvolvimento muito importante como os estudos e também para se desenvolver psicologicamente saudável. E também existe uma lei falando sobre isso, vamos falar algumas delas:
* Menina ou menino de 13 anos no Brasil, o trabalho é proibido em qualquer lugar.
* Dos 14 aos 16 o trabalho é permitido somente em condição de aprendiz.
* A partir dos 16 anos o trabalho é permitido, o jovem não pode trabalhar a noite, apenas a partir dos 18 anos, nem em serviço forçado.
O que acharam dessas leis? Vamos também falar onde mais acontece o trabalho Infantil? Onde mais acontece é na região Nordeste, é a região que mais explora a mão de obra infantil por situação precária. Onde ocorre o trabalho infantil? Eles podem ocorrer em lixões, em semáforos em troca de dinheiro, e trabalho doméstico. Por que crianças e adolescentes começam a trabalhar antes do tempo? São muitos motivos que levam as crianças e adolescentes trabalharem, o principal é: ajudar a sustentar a si e sua família e para ter acesso ao consumo.
Como ajudar a erradicar o trabalho infantil?
* Denuncie
* Não compre nada vendido por uma criança, pois isso é trabalho infantil e você estará contribuindo.
* Cobrando do Estado para investir em mais programas educativos para ascrianças e adolescentes. E fiscalizar mais locais possíveis que se tenha existência de trabalho infantil.
Conheça o Blog da professora Ivete Pappen, que tem desenvolvido um trabalho voltado à Educação Especial.
Escola, professores e alunos da Escola Profª Taciana Balth Jordão participam do VII Concurso de Blogs que irá premiar os três melhores lugares de cada categoria. O Concurso é realizado pela Secretaria de Educação através do Núcleo Tecnológico Municpal - NTM.